Buscar

MEDIDOR BIDIRESIONAL

O Medidor Bidirecional é um componente fundamental dos Sistemas de Energia Solar conectados à rede.

Entre o anoitecer e o amanhecer, período em que o sol não fornece radiação, a energia utilizada ser á da rede elétrica. O medidor bidirecional, então, servirá para contabilizar o valor consumido de energia da concessionária para a casa.

A partir do momento que o sol surge, a casa passa a consumir a eletricidade gerada pelos próprios painéis. Ou seja, a rede elétrica para de injetar energia e o relógio do medidor é interrompido.

Caso a energia Gerada pelo Sistema Solar ultrapasse o necessário para o consumo próprio, ela passa a ser injetada na rede elétrica. Nesse momento, o medidor bidirecional começa a computar quanta eletricidade foi injetada da casa para a concessionária.

No fim do mês, caso a energia fornecida pela rede elétrica seja maior que a produzida pelo Sistema Solar, o usuário paga apenas a diferença. Caso aconteça o contrário, o excedente injetado na concessionária fica em haver e será compensado nas faturas seguintes.

O medidor bidirecional apresenta duas medições: a de energia consumida (normalmente identificada pelo código 003) e a energia injetada (normalmente identificada pelo código 103 ou 55).

Posts recentes

Ver tudo