Buscar

LIMPEZA DOS PAINÉIS SOLARES

O primeiro sinal de que há algo errado com seu Sistema de Energia Solar, é que mesmo sob sol intenso, céu limpo e condições ótimas de irradiação ele não consegue mais atingir a Potência Máxima para o qual foi projetado.

Diversos fatores podem afetar a Produção de Energia, mas a sujeira geralmente é o principal motivo e também o mais fácil de corrigir!

A limpeza dos Painéis Solares é determinante para a Geração de Energia Elétrica. A quantidade de Energia Gerada por um Painel Solar é influenciada por vários fatores, inclusive pela sujeira depositada na sua superfície. Com o passar do tempo, é normal o acúmulo de poeira, folhas, insetos e dejetos de animais..., dessa forma, a sujeira sobre o Painel, impede a absorção de luz pelo Painel Fotovoltaico fazendo com que menos Energia Solar seja convertida em Energia Elétrica.

Impacto na eficiência:

A sujeira (folhas, galhos, fuligem, poluição, poeira, dejeto de animais) depositada sobre

as células fotovoltaicas dos Painéis Solares pode reduzir a efetividade do Painel, comprometendo a produção de energia e causando perdas de 25% da geração ou mais.

O acúmulo de resíduos ao longo do tempo pode ocasionar manchas nas Placas Solares, favorecer o surgimento de fungos e causar corrosão nos Painéis, reduzindo sua vida útil, que normalmente é de 25 a 30 anos.

Normas de segurança:

Devemos lembrar que você não deve subir no telhado por conta própria para fazer a limpeza, contrate profissionais especializados que sigam as Normas Regulamentadoras (NR), duas delas são as mais importantes, a NR 35 - TRABALHO EM ALTURA, e a NR 10 - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE. É fundamental utilizar os equipamentos de proteção-Epi’s adequados (roupas, luvas, capacete, botas, cintas, etc).

Posts recentes

Ver tudo